terça-feira, 25 de agosto de 2009

20 anos sem o "maluco beleza" Raul Seixas

O Site Folia Cultural é um espaço aberto para divulgação da cultura brasileira. Apesar de o nosso conteúdo ser especialmente voltado para as culturas populares, não ignoramos a importância de outros gêneros culturais como rock´n roll.

A convite de nossa equipe, a jovem jornalista paraense Yorranna Oliveira estreia em nosso site com um artigo sobre o nosso inesquecível Raul Seixas, que há 20 anos deixa lembranças, saudades e o indispensável "Toca Rauuuulllll".

***********
Por Yorranna Oliveira

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, cantava Raul Seixas. A música ecoava pela quitinete em Icoaraci, região metropolitana de Belém/PA. Gleidson estava lá, e a Metamorfose Ambulante de Raul penetrou em cheio a mente do rapaz. Ali, adolescentes se reuniam para falar sobre literatura, cinema, música, amenidades. Tudo ao som do bom e velho rock’n’roll.

Metamorfose cumpria seu papel de libertação. Porque a música é assim, ela liberta, acompanha crises existenciais. Ela explica. Salva. Resgata. Cada acorde causa uma pequena revolução e na cabeça de um adolescente, uma verdadeira transformação. Com o passar do tempo, as canções acabam fazendo parte de nossa memória emocional, nos remetendo a instantes únicos de nossas vidas.

“Me arrepio até hoje ouvindo e cantando metamorfose ambulante. A sensação é a mesma: liberdade. Liberdade para ser, sem maniqueísmos. Posso ser tudo e nada, certo e errado, bom e mau. A música tem o típico começo de néon, te causa logo um impacto”, diz o estudante Gleidson Gomes, 22 , sobre a experiência com um dos clássicos de Raul Seixas, quando tinha 18 anos.

Já se passaram 20 anos desde a morte do “maluco beleza”, em 21 de agosto de 1989, em conseqüência de uma pancreatite aguda - provocada pelo excesso de bebida. Mas não importa a época, não importa a idade, suas letras ainda causam impacto ao longo de gerações. Músicas repletas de lucidez, mas incompreendidas por um mundo que cometia e comete “a loucura de ser normal”. Um mundo que condenava Raul ao limbo dos loucos. "Eu não sou louco, é o mundo que não entende minha lucidez", respondia ele.

Louco ou lúcido, poeta, maldito, cantor, compositor, rei do rock’n’roll Brasil. Muitos são os adjetivos destinados a Raulzito, graças a suas composições e parcerias com pessoas tão loucas ou lúcidas quanto ele. Mas o fato é que Raul deixou em letra, som e verso seus pensamentos, ideologias e crenças. Foram 21 discos - fora os lançamentos póstumos -, que abalaram as estruturas da sociedade, com músicas feitas sob medida para desestabilizar a “solidez” das instituições sociais. E arrebatar à vida da juventude de qualquer geração.

Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante, Sociedade Alternativa, Gita, Eu nasci há 10 mil anos atrás, Medo da Chuva, Tente Outra Vez e outros clássicos de Raul Seixas são apenas algumas das composições que (des)estruturam mentes por onde foram ouvidas. Em especial de jovens cheios de dúvidas e incertezas num mundo desprovido de respostas. E mesmo quando havia certezas, elas entraram em colapso.

No entanto, nem só instabilidades e crises Raul disseminou. Suas músicas também vieram acompanhadas daquela áurea redentora, feitas para salvar vidas e mostrar novos caminhos, novas possibilidades. Em uma das homenagens espalhadas pelo país ao ídolo ao longo dos anos, algumas sempre ficam marcadas e sobrevivem na memória. Em 2005, o Memorial dos Povos, no centro de Belém, estava semi-lotado. Uma banda cover tocava as principais canções do cantor. Todos os presentes tinham alguma relação com as músicas. Havia gente jovem, gente velha. Gente unida pelo mesmo sangue roqueiro. Mas uma dessas pessoas se destacava entre às demais. Ele tinha uma alegria embriagante no rosto, talvez pelos copos e copos de Cantina da Serra entornados. Era um homem na faixa dos 30 e poucos anos. Gritava, cantava com toda a força as músicas e dizia com o rosto quase em lágrimas, os braços erguidos como numa oração: “Foi com esse cara que eu aprendi o que é rock’n’roll”.

E você? O que aprendeu com Raul?

Para saber sobre a carreira, as músicas e parcerias de Raul Seixas, acesse o site do fã clube oficial - Raul Rock Club

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Agosto: mês das artes e da cultura

Por Carol Peres

Quem nunca escutou quando criança que agosto é o mês do desgoto? Conhecido pelos desastres históricos, agosto ainda é um mês de superstição para muitos brasileiros que preferem não brincar com as coisas do sobrenatural. O ditado popular foi trazido ao Brasil pelos portugueses ainda no período colonial e tem bastante força no nordeste do país.

Mas não só de desgosto vivemos o mês de agosto. Para as artes e a cultura popular, é o mês de comemorar o dia nacional do folclore, das artes e dos artistas, do patrimônio cultural, do capoeirista, e o dia internacional dos povos indígenas.

Para comemorar o mês de agosto e a cultura popular brasileira acompanhei as apresentações do grupo de carimbó Uirapuru, no Instituto São José Liberto na cidade de Belém/PA. O evento fez parte das comemorações ao dia do folclore e da Campanha Carimbó - Patrimônio Cultural Brasileiro.





Fotografia para retratar a cultura
É no mês de agosto que comemoramos, também, o dia da fotografia. A arte de registrar fragmentos da realidade que encanta e seduz milhões de pessoas no mundo inteiro. A fotografia é também o conteúdo destaque do Folia Cultural, que através da linguagem visual convida à olhar, de forma apaixonante, o nosso folclore e a cultura popular brasileira.

O coordenador do site Folia Cultural, o fotógrafo Eraldo Peres, define a fotografia “como a possibilidade de ver com ‘os olhos da alma’, de olhar o comum e transformar a realidade em obra de arte".
Círio de Nazaré em Belém/PA - Foto: Eraldo Peres
Pesquisador e documentarista da cultura popular há mais de dez anos, Eraldo é autor do livro “O Encantador, Seu Teodoro do Boi”, que retrata um pouco da história do bumba-meu-boi contada a partir da história de vida de Teodoro Freire, um mestre de boi vindo do maranhão que mora em Brasília há mais de 40 anos.

Eraldo prepara agora seu segundo livro: FÉsta Brasileira – Folias, Romarias e Congadas. Um passeio visual, colorido e apaixonado sobre a cultura popular documentada em vários estados brasileiros. O livro é editado pela Editora Senac e está com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2010.

* Curiosidade sobre o mês de agosto
* História da Fotografia no Brasil

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dia para se comemorar o Patrimônio Histórico

Agosto não é só o mês do folclore, comemora-se também, no dia 17, o dia Nacional do Patrimônio Histórico, que são os bens materiais, natural ou imóvel que possua significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade.

Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais. Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade. No Brasil, existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que atua na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.

Para homenagear o patrimônio brasileiro, o site Folia Cultural visitou um dos mais importantes patrimônios da fé religiosa, a Catedral Metropolitana de Belém no Pará.

Com mais de 238 anos, a Igreja da Sé como é conhecida, é palco de uma das maiores romarias do Brasil – o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Todo segundo domingo do mês de outubro, a imagem peregrina de Nazaré reúne mais de 2 milhões de pessoas para seguirem a procissão que sai da Igreja até a Basílica Santuário de N. S. de Nazaré.

Desde 2005 a Catedral de Belém passa por uma reforma geral e restauro de peças históricas. A obra, que ficou paralisada até abril de 2006, foi retomada em 2007 a ritmo permanente e contínuo. Já as obras de restauração das peças históricas e telas da Sé iniciaram em 2007, começando pela cobertura da igreja. Em seguida, o processo passou para o seu interior, onde o prédio e os bens móveis e integrados passaram a receber o tratamento adequado para revitalização e restauração, conforme a necessidade. A inauguração da Catedral está prevista para Setembro deste ano.

Histórico - A catedral foi criada como Igreja Cathedral de Santa Maria de Bellem do Grão Pará em 1713, no coração da Cidade Velha, bairro que originou Belém em 1616, quando os portugueses construíram o Forte do Castelo (hoje Forte do Presépio).

No século XVIII, a igreja ganha a contribuição de Antônio José Landi, um dos maiores arquitetos da época, um italiano que chegou ao Pará e contribuiu com várias obras aqui produzidas. A Catedral foi dada como concluída no dia 08 de setembro de 1771. Em seu riquíssimo acervo, está o órgão expedido pela oficina Aristides Cavaillé-Coll, de Paris, de inspiração italiana, similar ao da capela da Universidade de Coimbra em Portugal, que chegou ao Brasil 1882. A catedral possui ainda telas do pintor Domenico de Angelis e foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1941.

Conheça os Bens Históricos tombados pelo IPHAN.

Por Carol Peres
Fotos: Eunice Pinto, Lucivaldo Sena e Rodolfo Oliveira / Agência Pará

domingo, 16 de agosto de 2009

Oficina de Tambor de Crioula


No mês do folclore, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular realiza uma Oficina de Tambor de Crioula. A oficina vai mostrar os toques dos tambores, o ritmo de cada um, a maneira de pegá-los e como afiná-los no fogo, além da relação do cântico com o batuque.

Tambor de crioula é uma manifestação de herança africana, apresentando-se como dança de diversão ou de pagamento de promessa. Três tambores rústicos são tocados simultaneamente ao som de toadas cantadas, enquanto as mulheres dançam com suas saias rodadas.

Serviço
Oficina com Mestre Teixeira (Maranhão)
Data: 18/08/2009(terça-feira)
Horário: 18 às 21 horas
Local: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - Auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro,Rua do Catete, 179 e 181, Catete - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2285-0441
Fotos: Agência Pará

São Paulo realiza a 1º Conferência Municipal de Cultura


Nos dias 25 e 26 de setembro, a cidade de São Caetano do Sul realizará sua 1º Conferência Municipal de Cultura, evento que tem como objetivo promover o debate e a legitimação das políticas públicas culturais. Enquanto a data não chega o município obterá os subsídios para a 1ª Conferência Municipal de Cultura da cidade, realizando, durante todo o mês de agosto, Pré-Conferências.

As Conferências Municipais de Cultura precedem as conferências estaduais e a nacional, prevista para março de 2010, fechando um amplo processo de discussões sobre políticas públicas para a Cultura no país. Seu princípio é a construção de um modelo de política pública cultural. Por isso a participação da sociedade civil e dos governos estaduais e municipais é indispensável.

Poderão participar das Pré-conferências e da 1ª Conferência Municipal de Cultura, todos os interessados nos assuntos da Cultura no Município.

O evento será realizado no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1111, Centro – São Caetano do Sul – SP). Para mais informações, ligue (11) 4232-1237/1294.


Curso Gestão cultural em Brasília

Nos dias 14 e 15 de setembro Brasília sediará o curso de capacitação em Gestão Cultural, ministrado por Leonardo Brant. O programa é voltado para artistas, agentes culturais, estudantes e pesquisadores do tema interessados em trocar experiências e aprimorar conhecimentos.

O objetivo do curso é apresentar novos paradigmas conceituais, identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção de políticas culturais, explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento. Com 16 horas/aula, o programa inclui temas como política cultural – teoria e prática, indústrias culturais na era global, marketing cultural, investimento privado e captação de recursos.

Serviço
Capacitação em Gestão Cultural
Quando: 14 e 15 de setembro
Horário: das 14h às 22h
Onde: Centro de Estudos da UNACON
SQS Quadra 8, Bloco B50 – Edifício Venâncio 2000 – 4º andar.
Valor: R$ 250,00 (Consulte preço especial para grupos)
Informações e Inscrições: (61) 9273-9002 com Mirella Malta ou pelo email mirellamalta@globo.com.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mostra de Cultura Popular terá oficinas e debates

Foto: Brito Jr. / Bailarinas do Boi Mimo de Santa Cecília - PI
Com a proposta de promover pesquisa, estudo, produção, contextualização, divulgação e fomento das manifestações folclóricas e da cultura popular de Teresina, a Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), realiza a I Mostra de Cultura Popular – Ano Fontes Ibiapina-, no período de 17 a 21 de agosto, na Casa da Cultura, localizada na Praça Saraiva, Centro da cidade.

Essa primeira edição da Mostra presta uma homenagem ao jurista escritor e pesquisador da cultura popular Fontes Ibiapina. “A cada ano vamos destacar uma personalidade que tenha contribuído para o fortalecimento da identidade cultural de Teresina”, afirma Vagner Ribeiro, coordenador da Divisão de Cultura Popular da FMCMC.

Durante uma semana, a I Mostra de Cultura Popular vai oferecer palestras com pesquisadores, conversas com mestres de cultura, oficinas, exposições, shows e apresentações culturais. A abertura será dia 17 de agosto, no auditório da Casa da Cultura, às 10h, com a palestra “Identidade Cultural no Nordeste”, que contará com a presença do músico Xangai e do professor Cineas Santos, presidente da Fundação Monsenhor Chaves.

A programação de palestras, sempre às 10h, no auditório da Casa da Cultura, segue na terça-feira, dia 18, com a professora Cecília Mendes falando sobre “A Contação de Histórias”; na quarta-feira, dia 19, com o professor Enéas Barros falando sobre o homenageado da Mostra, Fontes Ibiapina; na quinta-feira, dia 20, com o Drº Leandro Fernandes e Wilson Seraine falando sobre “Lampião e Luiz Gonzaga”; e na sexta-feira, dia 21, com Pedro Costa falando sobre “Chico dos Romances”.

No horário das 14h às 16h, de 17 a 21 de agosto, serão realizadas as oficinas de Confecção de Pífanos com Mestre Cledomilton da Banda de Pífanos, de Dança Popular com o coreógrafo Sidh Ribeiro do Balé da Cidade de Teresina e oficina de Brinquedos Populares com a professora Marilene. Essas oficinas serão realizadas simultaneamente em espaços diferentes da Casa de Cultura e estão com inscrições abertas e gratuitas até esta sexta-feira, dia 14, podendo ser efetuadas na sede da Fundação Monsenhor Chaves, das 08 às 13h, ou pelo telefone 3215-7815.

Na segunda-feira, dia 17, será realizada a Conversa no Terreiro, no Pátio da Casa da Cultura, a partir das 18 h. Nessa ocasião, música popular e bate-papo serão combinados durante apresentação do músico Xangai. Nos demais dias de Mostra, a Conversa no Terreiro, sempre às 18 h, na Casa da Cultura, contará com a presença de Pedro da Rabeca e Vagner Ribeiro na terça-feira (18), Cleide Fernando tratando das Lendas Piauienses na quarta-feira (19), Dílson Tavares discutindo os 100 anos de Patativa do Assaré na quinta-feira (20) e, para encerrar a Mostra, na sexta-feira (21), a Conversa no Terreiro recebe Agenor Abreu, Forró de Candieiro, Mestre Beija e Anjo de Abreu.

I Fórum Metropolitano de Cultura

Nos dias 19 e 20 de agosto, a Agência Metropolitana da Baixada Santista, com o apoio das Prefeituras e Secretarias Municipais de Cultura, promove o I Fórum Metropolitano de Cultura, encontro que pretende estimular, mobilizar e articular forças para a efetiva implantação de políticas públicas de cultura na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Reunindo dirigentes e produtores culturais, além de pesquisadores e demais interessados na área, o Fórum promoverá ampla discussão sobre as seguintes questões: a criação de uma identidade cultural com foco metropolitano; a integração dos Municípios através da produção cultural local; o desenvolvimento e ampliação da prática de Gestão Cultural; e o fortalecimento socioeconômico e cultural das comunidades da Região.

O encontro será realizado no Teatro Guarany, localizado no Centro de Santos (SP), das 18h30 às 21h30, no dia 19 de agosto; e das 09h às 18h, no dia 20 de agosto. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Para mais informações, ligue (13) 3202-7000 ou clique aqui.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Festa do Folclore contará com Folia dos Reis

Reconhecida como a primeira manifestação folclórica de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, o Encontro Municipal de Folia de Reis, a partir deste ano, passará a fazer parte da Festa do Folclore.
O evento, em sua 4ª. edição, contará com a participação de seis companhias locais, bem como outras agremiações regionais e do oeste paulista, o que representa cerca de 200 foliões. As apresentações acontecerão no dia 22 de agosto. O Encontro terá um percurso interno de aproximadamente 150 metros, formado por três arcos, estações que homenageiam cada um dos três reis magos - Baltasar, Gaspar e Melquior - e uma “lapinha”, espécie de altar onde será rezada missa alusiva ao procedimento dos reis orientais quando do nascimento do menino Jesus.

A Folia de Reis, bastante conhecida na região, é uma cultura trazida por portugueses, imigrantes que deram início á colonização do município. De acordo com Vickie Garcia de Souza, Diretora do Departamento Municipal de Cultura, o Encontro de Folias de Reis, mais do que o significado religioso e popular, valoriza a Festa do Folclore que tem como objetivo principal o resgate de nossas tradições e a criação de uma identidade cultural própria da micro-região de Três Lagoas.
Fotos: Prefeitura de Três Lagoas/MS

Minas Gerais celebra patrimônio imaterial no mês do folclore

Uma programação especial, desenvolvida pelo Centro de Tradições Mineiras (CTM), instituição da Superintendência de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, vai agitar o Mês do Folclore e da Cultura Popular, comemorado internacionalmente no dia 22 de agosto.

As atividades, que começaram na terça-feira (4) e vão até 15 de setembro, incluem exposições, oficinas, cursos, seminários, mostra de filmes, festas e encontros sobre o tema para valorizar, preservar e divulgar a cultura tradicional popular e suas manifestações.

Além da capital, as cidades de Baldim, Jequitibá, Vespasiano, Sete Lagoas e Curvelo também recebem eventos da programação que pode ser acessada em www.cultura.mg.gov.br

No dia 25 de agosto, acontece um dos eventos mais importantes da programação: a Roda de Prosa - Relato de Experiências. Este encontro terá a participação de representantes e mestres de grupos tradicionais, pesquisadores e instituições que desenvolvem ações voltadas para a difusão e valorização do patrimônio imaterial.

Histórico
Em 2003 o CTM iniciou suas ações promovendo juntamente com a Comissão Mineira de Folclore, a Semana Mineira de Folclore e Cultura Popular, em agosto de cada ano. Desde 2006, a partir da demanda e da construção de parcerias importantes, a semana foi estendida para um mês. “Neste período, o Centro de Tradições vem promovendo e divulgando exposições sobre os fatos e registros da cultura popular, exibições de filmes, audiovisuais, mostras fotográficas, seminários, oficinas e outros certames sobre a cultura popular em Minas Gerais, divulgando as ações que ocorrem nos municípios mineiros e incentivando a pesquisa”, diz a presidente do CTM, Jacyara de Araújo.

Governo de Minas Gerais/ABN News

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fundação Cultural Palmares lança Edital para apoio a projetos de promoção da cultura negra


Cerca de R$ 400 mil reais é o valor que a Fundação Cultural Palmares vai disponibilizar aos projetos vencedores que apresentarem como objetivo a promoção da lei nº 10.639/03 (que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura afro-brasileira), por meio de idéias criativas que tragam em seu conteúdo atividades culturais comemorativas ao dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra 2009.

As inscrições para participar já estão abertas e seguem até o dia 14 de setembro. Confira o edital (Versão em PDF)

Os candidatos devem apresentar projetos que desenvolvam atividades culturais com o tema "Renascimento Africano - FESMAN", tendo como público alvo crianças e jovens em idade escolar, incluindo ainda, o conteúdo previsto na lei nº 10.639/03: a luta dos negros no Brasil; a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil.

O projeto deve prever ações durante todo o mês de novembro em pelo menos uma das seguintes expressões artísticas e sociais: teatro, dança, literatura, música, cinema, moda, design, artesanato, culinária, formação cultural, ou seminários com temas políticos e sociais voltadas à questão negra e afro-brasileira. As atividades devem trazer também, como inspiração, a Diáspora africana no Brasil e o III Festival Mundial de Artes Negras - o FESMAN.

Para mais informações, acesse o site do Festival: www.fesman2009.com/pt

sábado, 1 de agosto de 2009

Luiz Gonzaga: Luz do Sertão - 20 anos sem o mestre do baião


No dia 2 de agosto faz 20 anos que o Brasil perdeu um de seus maiores artistas populares: Luiz Gonzaga (1912-1989), o Rei do Baião, o homem que carregou a bandeira do agreste no fole de sua incomparável sanfona, na voz da seca, poderosa e comovente, nas canções que se tornaram hinos da nação nordestina.

Luiz Gonzaga nasceu na fazenda Caiçara, no pé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições.

Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeon (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Ainda criança passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil.

O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira. Luiz Gonzaga morreu no dia 02 de agosto de 1989, vítima de parada cárdio-respiratória. no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal.

* Conheça a vida e a obra de Gonzagão.
Da redação com informações do ClickPB.com.br e Newstin.com.br