O benefício será similar ao já conhecido tíquete-alimentação e o valor estabelecido leva em consideração o orçamento familiar do trabalhador. Trata-se de um cartão magnético, com saldo de até R$ 50,00 por mês a ser utilizado no consumo de bens e serviços culturais. As empresas que declaram Imposto de Renda com base no lucro real poderão aderir à iniciativa e posteriormente deduzir até 1% do imposto devido.
De acordo com o ministro da cultura Juca Ferreira, a medida pretende atingir um total de 12 milhões de trabalhadores do mercado formal e injetar R$ 600 milhões por ano de recursos novos na economia do setor cultural.
No último dia 23 de julho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a mensagem do PL e elogiou a iniciativa considerando a ideia ‘extraordinária’. Para ele, “é importante que todo mundo acompanhe e possa se utilizar de um benefício que a gente está criando para que o povo brasileiro tenha acesso à cultura”. O PL agora será encaminhado para o Congresso Nacional e deverá ser votado pelas duas Casas.
Carol Peres (Folia Cultural)
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário