sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré inicia primeira romaria



Por Yorranna Oliveira
Folia Cultural
Foto: Marcelo Cabral / Folia Cultural
Eles esperam sob o sol já forte e o calor de uma nova manhã em Belém do Pará. São jovens, velhos, ricos e pobres. Trabalhadores e desempregados. Alguns por curiosidade, outros por fé e devoção. Não importa muito o motivo, mas todos estão ali para ver a passagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a procissão rodoviária desta sexta-feira (9), a primeira das 11 romarias do Círio 2009.

Foto: Ricardo Augusto / Folia Cultural

Por volta das 9h, a imagem da Santa saiu da Basílica Santuário de Nazaré rumo ao município de Ananindeua – Região Metropolitana de Belém -, numa jornada de homenagens de 55 km pelas Avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso e BR-316; e pelos bairros Cidade Nova, Paar e Icuí (Ananindeua). Como numa espécie de encanto, quase um chamado, as pessoas param suas rotinas e se dirigem às portas de prédios, escolas e casas. Todos, a sua maneira, prestam algum tipo de homenagem. Pode ser cantando, soltando fogos, mostrando cartazes e faixas com frases de carinho e louvor. Alguns enfeitam a casa inteira. Outros enchem de balões a entrada do trabalho.

Ela passa no carro da Polícia Rodoviária Federal (adaptado especificamente para acomodar a imagem). O ex-arcebispo de Belém, Dom João Orani Tempesta, policiais e fiéis, a acompanham no trajeto.

Mesmo quem não é devoto, ou qualquer outra coisa parecida, detém o olhar nas frações de segundo que a Virgem se encontra no local. Nesses momentos, o poder da cultura popular transpõe qualquer tipo de barreira.

A força da cultura prevalece e as pessoas se aglomeram nas ruas. Querem ver, querem seguir, querem tocar, mesmo que a distância nem sempre permita. Levantam as mãos, agradecem, pedem, prometem. Olham com respeito, admiração, curiosidade. Uns pela primeira vez, outros desde sempre. Uns a seguem a pé, de bicicleta, em suas motos, vans, carros particulares, o veículo que for. Mas seguem. Se não seguem, ficam. Ficam com a certeza de algo especial aconteceu por ali.

                               Foto: Marcelo Cabral / Folia Cultural


“Foi lindo. Amanhã é que será mesmo, quando ela sair do Gentil [Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Nazaré, de onde a imagem sai para a Trasladação]. Nossa é muito emocionante”, diz Natalina Marques. Natalina tem 30 anos e há dez trabalha num prédio vizinho à Basílica. E é de lá que ela sempre assiste comovida a passagem da Santa.

 Foto: Ricardo Augusto / Folia Cultural
Depois de Ananindeua, a imagem peregrina seguiu para o município de Marituba e volta para a Igreja de Nossa Senhora das Graças (Ananindeua), onde fica em vigília num palanque em frente à Igreja Matriz por toda a noite. Pela manhã, parte em nova romaria.


Romaria Fluvial

Na manhã de sábado (10) a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sai de Ananindeu e vai até o porto de Icoaraci. De lá, a Santa segue para Belém em uma linda procissão fluvial acompanhada de mais de 400 embarcações. A procissão está prevista para iniciar às 9hs.

Nenhum comentário: