quinta-feira, 16 de julho de 2009

Diretoria do Círio lança o Cartaz 2009



Com o tema “Em Maria, a Palavra se fez Carne”, a Diretoria da Festa de Nazaré fez o lançamento oficial do Cartaz do Círio 2009. A peça que já virou um ícone do evento, traz em destaque a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira de uma das maiores festas religiosa do mundo.

“O Cartaz traz o tema do Círio 2009, destacando a imagem de Nossa Senhora e a Basílica Santuário de Nazaré, já que, este ano, celebramos os 100 anos de lançamento de sua pedra fundamental”, explica César Neves, diretor coordenador da Festa.

César explica ainda que o lançamento do cartaz ainda no primeiro semestre, tem a proposta de despertar na população que o Círio deve ser vivido o ano todo. “A apresentação do cartaz é um dos momentos mais importantes do Círio, pois o cartaz é uma peça da Festividade que entra nas casas dos devotos, nas empresas, nas paróquias, nos órgãos públicos, em todos os lugares. Simboliza a entrada de Nossa Senhora de Nazaré nos lares paraenses”.


Responsabilidade Social
Durante o lançamento foram distribuídos 2 mil cartazes às pessoas que estiveram presentes ao evento. Até o final do ano, o cartaz fica a venda na Loja da Basílica e a renda obtida será totalmente revertida para as Obras Sociais de Nazaré, que mantêm sete comunidades e três creches da Paróquia de Nazaré, atualmente com cerca de 600 crianças.

Histórico
O cartaz é considerado um dos símbolos do Círio. O primeiro foi produzido em 1882, e até hoje essa tradição permanece. Os fiéis têm o costume de fixar o Cartaz nas fachadas dos prédios, portas das casas, hospitais, para prestar homenagem e também pedir bênçãos à Padroeira dos Paraenses. Os antigos cartazes podem ser conferidos no site oficial do Círio: www.basilicasantuarionazare.com.br.

Nenhum comentário: