quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Agosto: mês das artes e da cultura

Por Carol Peres

Quem nunca escutou quando criança que agosto é o mês do desgoto? Conhecido pelos desastres históricos, agosto ainda é um mês de superstição para muitos brasileiros que preferem não brincar com as coisas do sobrenatural. O ditado popular foi trazido ao Brasil pelos portugueses ainda no período colonial e tem bastante força no nordeste do país.

Mas não só de desgosto vivemos o mês de agosto. Para as artes e a cultura popular, é o mês de comemorar o dia nacional do folclore, das artes e dos artistas, do patrimônio cultural, do capoeirista, e o dia internacional dos povos indígenas.

Para comemorar o mês de agosto e a cultura popular brasileira acompanhei as apresentações do grupo de carimbó Uirapuru, no Instituto São José Liberto na cidade de Belém/PA. O evento fez parte das comemorações ao dia do folclore e da Campanha Carimbó - Patrimônio Cultural Brasileiro.





Fotografia para retratar a cultura
É no mês de agosto que comemoramos, também, o dia da fotografia. A arte de registrar fragmentos da realidade que encanta e seduz milhões de pessoas no mundo inteiro. A fotografia é também o conteúdo destaque do Folia Cultural, que através da linguagem visual convida à olhar, de forma apaixonante, o nosso folclore e a cultura popular brasileira.

O coordenador do site Folia Cultural, o fotógrafo Eraldo Peres, define a fotografia “como a possibilidade de ver com ‘os olhos da alma’, de olhar o comum e transformar a realidade em obra de arte".
Círio de Nazaré em Belém/PA - Foto: Eraldo Peres
Pesquisador e documentarista da cultura popular há mais de dez anos, Eraldo é autor do livro “O Encantador, Seu Teodoro do Boi”, que retrata um pouco da história do bumba-meu-boi contada a partir da história de vida de Teodoro Freire, um mestre de boi vindo do maranhão que mora em Brasília há mais de 40 anos.

Eraldo prepara agora seu segundo livro: FÉsta Brasileira – Folias, Romarias e Congadas. Um passeio visual, colorido e apaixonado sobre a cultura popular documentada em vários estados brasileiros. O livro é editado pela Editora Senac e está com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2010.

* Curiosidade sobre o mês de agosto
* História da Fotografia no Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.