terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fórum vai discutir defesa do Patrimônio

Nos dias 26 e 27 de setembro será realizado em Belo Horizonte, Fórum dos Agentes do Patrimônio, evento que reunirá pesquisadores e estudiosos da área, bem como técnicos e conselheiros municipais para discutir as experiências de municipalização em curso.


O Fórum, que surgiu em 2008 em Belo Horizonte, este ano se estende para todo país, propondo congregar num mesmo evento os agentes que formulam e efetivam as políticas municipais e os pesquisadores acadêmicos, dos diversos programas de pós-graduação do país, para se realizar uma avaliação do processo de municipalização no Brasil, suas premissas, instrumentos utilizados, arranjos institucionais, resultados e possibilidades de financiamento.

O evento também promoverá o lançamento do “Manual do Patrimônio Cultural”, a ser distribuído, especialmente, aos agentes municipais envolvidos no campo do patrimônio. Também será feita uma chamada de trabalhos, propiciando oportunidade para a apresentação de pesquisas acadêmicas sobre a questão da municipalização na área do patrimônio em nosso país, envolvendo as dimensões teórico-conceituais e práticas e a análise dos diversos instrumentos de preservação.

O 2º Fórum dos Agentes do Patrimônio será realizado pela UFMG e contará com um estande do Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, em que serão divulgados a sua atuação do órgão para todos os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fundep.ufmg.br.

Mais informações pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Minas Gerais, através do telefone (31) 3330-8016 e pelo site www.forumpatrimonio.com.br/mestres.

Cultura e Mercado

Nenhum comentário: