terça-feira, 8 de setembro de 2009

Catedral da Sé reabre as portas aos fiéis

Por Carol Peres
Fotos: Lucivaldo Sena
















Os fiéis de Santa Maria de Belém e de Nossa Senhora de Nazaré têm um motivo a mais para comemorar o Círio em 2009. A igreja mais antiga da capital paraense, a Catedral Metropolitana de Belém, que por mais de três anos esteve fechada para receber os fiéis, reabriu as portas no dia 1º de Setembro. A data de reinauguração foi escolhida no dia de Santa Maria de Belém, padroeira da cidade.


A Catedral, construída em 1755 pelo arquiteto Antônio Landi, simboliza a fé, a devoção do povo, o surgimento da cidade de Belém e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, ícone da cultura do Pará. Para monsenhor Raimundo Possidônio, administrador da Arquidiocese de Belém, a Catedral é testemunha da história da capital do Estado e um registro dos caminhos da comunidade católica. "O templo é sagrado, porque anuncia e celebra Jesus Cristo. Uma igreja não é de um santo; é a casa de Cristo e de seu povo", ressaltou, agradecendo o apoio do governo do Estado na realização da obra, e aos profissionais que dela participaram.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece no segundo domingo de Outubro. Veja programação completa no Portal da Basílica de Nazaré.

Restauração - As principais ações de restauro da Catedral foram a revitalização da pintura da nave e capela-mor, com a recuperação das características originais das pinturas decorativas; implantação da acessibilidade às pessoas com limitação física e equipamentos para iluminação com durabilidade e baixo consumo de energia; climatização dos ambientes administrativos, considerando os aspectos econômicos na manutenção e conservação preventiva das pinturas murais; aquisição de quatro novos sinos e restauração de três antigos, que passaram a funcionar com sistema de automatização dos toques, compatibilizados aos relógios, também recuperados.

Uma novidade do templo inaugurado foi a criação do "Memorial da Catedral", formado por objetos do acervo da igreja e registros históricos, do processo de restauro arquitetônico e dos bens integrados.

Matérias relacionadas
:: Dia para se comemorar o Patrimônio

Nenhum comentário: