quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Minas Gerais celebra patrimônio imaterial no mês do folclore

Uma programação especial, desenvolvida pelo Centro de Tradições Mineiras (CTM), instituição da Superintendência de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, vai agitar o Mês do Folclore e da Cultura Popular, comemorado internacionalmente no dia 22 de agosto.

As atividades, que começaram na terça-feira (4) e vão até 15 de setembro, incluem exposições, oficinas, cursos, seminários, mostra de filmes, festas e encontros sobre o tema para valorizar, preservar e divulgar a cultura tradicional popular e suas manifestações.

Além da capital, as cidades de Baldim, Jequitibá, Vespasiano, Sete Lagoas e Curvelo também recebem eventos da programação que pode ser acessada em www.cultura.mg.gov.br

No dia 25 de agosto, acontece um dos eventos mais importantes da programação: a Roda de Prosa - Relato de Experiências. Este encontro terá a participação de representantes e mestres de grupos tradicionais, pesquisadores e instituições que desenvolvem ações voltadas para a difusão e valorização do patrimônio imaterial.

Histórico
Em 2003 o CTM iniciou suas ações promovendo juntamente com a Comissão Mineira de Folclore, a Semana Mineira de Folclore e Cultura Popular, em agosto de cada ano. Desde 2006, a partir da demanda e da construção de parcerias importantes, a semana foi estendida para um mês. “Neste período, o Centro de Tradições vem promovendo e divulgando exposições sobre os fatos e registros da cultura popular, exibições de filmes, audiovisuais, mostras fotográficas, seminários, oficinas e outros certames sobre a cultura popular em Minas Gerais, divulgando as ações que ocorrem nos municípios mineiros e incentivando a pesquisa”, diz a presidente do CTM, Jacyara de Araújo.

Governo de Minas Gerais/ABN News

Nenhum comentário: