Uma programação especial, desenvolvida pelo Centro de Tradições Mineiras (CTM), instituição da Superintendência de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, vai agitar o Mês do Folclore e da Cultura Popular, comemorado internacionalmente no dia 22 de agosto.
As atividades, que começaram na terça-feira (4) e vão até 15 de setembro, incluem exposições, oficinas, cursos, seminários, mostra de filmes, festas e encontros sobre o tema para valorizar, preservar e divulgar a cultura tradicional popular e suas manifestações.
Além da capital, as cidades de Baldim, Jequitibá, Vespasiano, Sete Lagoas e Curvelo também recebem eventos da programação que pode ser acessada em www.cultura.mg.gov.br
No dia 25 de agosto, acontece um dos eventos mais importantes da programação: a Roda de Prosa - Relato de Experiências. Este encontro terá a participação de representantes e mestres de grupos tradicionais, pesquisadores e instituições que desenvolvem ações voltadas para a difusão e valorização do patrimônio imaterial.
Histórico
Em 2003 o CTM iniciou suas ações promovendo juntamente com a Comissão Mineira de Folclore, a Semana Mineira de Folclore e Cultura Popular, em agosto de cada ano. Desde 2006, a partir da demanda e da construção de parcerias importantes, a semana foi estendida para um mês. “Neste período, o Centro de Tradições vem promovendo e divulgando exposições sobre os fatos e registros da cultura popular, exibições de filmes, audiovisuais, mostras fotográficas, seminários, oficinas e outros certames sobre a cultura popular em Minas Gerais, divulgando as ações que ocorrem nos municípios mineiros e incentivando a pesquisa”, diz a presidente do CTM, Jacyara de Araújo.
Governo de Minas Gerais/ABN News
Nenhum comentário:
Postar um comentário