quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Diretoria do Círio apresenta o Manto de Nossa Senhora

Carol Peres
Belém/PA
 Fotos: Ricardo Augusto/Folia Cultural

Centenas de fiéis de Nossa Senhora de Nazaré estiveram presentes, hoje (7), na missa para apresentação do Manto que vestirá a imagem de Nossa Senhora no Círio 2009, a realizar-se no próximo dia 11/10. Segundo Mízar Bonna, responsável pelo desenho do manto, a inspiração para a criação veio de um detalhe da obra “Sagrada Família” que fica no fundo da Basílica Santuário de Nazaré.


Avaliado em R$ 3 mil, o manto tem detalhes em roxo, lilás e verde água. Mizar explica que o roxo, cor de maior destaque, representa o sangue pisado de Jesus Cristo na crucificação. “Quis representar o sangue sofrido e maltratado de Jesus que escorreu da cruz”, ressalta.

Os bordados foram feitos em miçangas, vidrilhos e strass estrangeiros, com pedras de ametista e acabamento em fios dourados e prateados em um delicado trabalho que durou cerca de três meses. Para Mizar, o manto representa apenas um serviço prestado por um fiel à Santa e que, em sua opinião, o que embeleza a festa, a procissão e a própria imagem, não é o manto, e sim a energia das pessoas que estão reunidas naquele momento de demonstração de fé.


Abertura Oficial

Foto: Marcelo Cabral/Folia Cultural
Na última terça-feira (6) os fiéis lotaram a Basílica de Nazaré para assistir a cerimônia de abertura Oficial da Festividade Nossa Senhora de Nazaré.

A programação contou com uma bênção no interior da Basílica, ministrada pelo monsenhor Raimundo Possidônio, acompanhado do pároco José Ramos e do arcebispo emérito dom Vicente Zico, seguida do acender das luzes da Basílica Santuário e dos Arcos de Nazaré com as novas imagens, e queima de fogos de artifícios.

Foto: Ricardo Augusto/Folia Cultural
Estiveram presentes a governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa (C), o prefeito municipal de Belém, Duciomar Costa, chefes das forças armadas Marinha, Exército e Aeronáutica e o administrador diocesano, Monsenhor Raimundo Possidônio .

Nenhum comentário: