domingo, 4 de outubro de 2009

Círio já movimenta a cidade de Belém

Realizado em Belém, desde 1793, o Círio de Nazaré é uma das maiores procissões católicas do Brasil


Se a fé move montanhas, no Pará ela atravessa rios, florestas e se mantém viva ano após ano. Os preparativos para o Círio de Nazaré já começaram a movimentar a cidade, que recebe no segundo domingo de outubro, uma gigantesca e secular procissão religiosa, considerada a maior expressão de fé do povo católico paraense.

O Círio reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém, reinaugurada em setembro deste ano após mais de 3 anos de reforma e restauração, e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.

Andando nas ruas já percebemos a movimentação de turistas quem vem de todos os cantos para homenager a Virgem de Nazaré. O comércio também é bastante intenso. Artigos e artesanatos decorados com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré para reforçar a fé.

O comércio gastronômico também não fica atrás. Produtos típicos paraenses como o pato, tacacá, camarão, maniçoba, tucupi, entre outros, são os mais consumidos e fazem a mesa do paraense no tradicional almoço do Círio. Uma grande festa gastrônomica!

A equipe do Folia Cultural vai acompanhar esta semana os preparativos finais e a grande festa nos dias 10 e 11 de outubro em homenagem à Virgem de Nazaré.

Veja a programação completa

Nenhum comentário: