sexta-feira, 18 de junho de 2010

Artistas promovem Maratona Cultural em prol do Teatro Jorge Amado

A Tarde online

O projeto Virada Cultural reunirá mais de 50 atrações nesta sexta-feira, 18, como parte de um movimento pela preservação do Teatro Jorge Amado, localizado na Pituba. O espaço cultural será entregue à Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e em breve vai a leilão.
A tentativa do movimento, cuja maratona de atrações gratuitas começou às 10h com a Banda Axé e Axebuzú, é conseguir um grande número de assinaturas para prestar apoio ao espaço cênico. O evento contará com as presenças de Tenison Del Rey, Gerônimo, Daniela Tourinho, Xangai, Beto Mettig, Zeca Abreu, Aninha Franco, Rita Assemany, Fernando Guerreiro, além de outros.
Diretora da casa de espetáculo, Fernanda Tourinho explicou o motivo da importância das assinaturas: “Estamos nos aproximando do dia de entrega do TJA à Desenbahia. Embora estejamos negociando com ela e com a Secretaria de Cultura do estado da Bahia uma condição especial de funcionamento até dezembro, respeitando sua pauta, o imóvel irá a leilão a qualquer tempo e logo será público que se trata de um leilão aberto a qualquer participação”.
Segundo ela, o risco é que o local pode ser destinado a qualquer outra atividade, já que o arrematador pode fazer o que quiser com o prédio. “Imaginamos que empresários, por exemplo, pudessem se sensibilizar com a situação, compondo uma associação de amigos do teatro, nos moldes do Theatro Municipal do Rio de Janeiro”.
O projeto deve adentrar a madrugada com a sua programação e receberá ainda músicos, atores e políticos durante a realização. Já foram confirmadas as participações do diretor teatral Deolindo Checcucci, a cantora Clécia Queiroz, o humorista Renato Piaba, o ator Luis Miranda, a bailarina Eliana Pedroso, representantes do Cortejo Afro, a escritora Kalila Pinto, o dramaturgo e poeta Ildázio Tavares e o Deputado Javier Alfaya, além de outros.

Nenhum comentário: