domingo, 6 de junho de 2010

Brasília recebe o Segundo Encontro de bumba-meu-boi

Neste fim de semana, a Capital está sendo palco do segundo encontro de bumba no Complexo Cultural da Funarte, promovido pela Associação Ruarte. Seis grupos fazem a festa para mais de 500 foliões: o Bumba-Meu-Boi de Guimarães, o Bumba-Meu-Boi Barrica, o Bumba-Meu-Boi de Morros e o Bumba-Meu-Boi da Maioba, todos do Maranhão, além do Bumba-Meu-Boi Imperador da Ilha, do Piauí, e do Bumba-Meu-Boi do Seu Teodoro, do Distrito Federal.

O encontro começou no sábado e continua hoje a partir das 16h. Também haverá apresentação do Tambor de Crioula de Guimarães (Maranhão). Este ano, o país passa a comemorar em 30 de junho o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi.

O bumba é uma das principais festas populares do Brasil, especialmente no Norte e Nordeste, e é apresentado no Natal, no carnaval e nas festas juninas, conforme a região. As apresentações envolvem música, dança, drama e artesanato para tratar da morte e ressurreição do boi.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Eraldo Peres / Photo Agência

Nenhum comentário: