sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ministros da cultura discutem fortalecimento da língua portuguesa

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participa nesta sexta-feira (18) da 7ª Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Palácio Nacional de Cintra, em Lisboa. O centro das discussões será o fortalecimento da língua portuguesa e das manifestações culturais associadas ao idioma.
Outro assunto a ser discutido é a segunda edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários - DOCTV CPLP -, que visa a estimular o intercâmbio cultural e econômico entre os povos de língua portuguesa. Os investimentos financeiros do programa vêm do Brasil e de Portugal, mas cada país da comunidade produz um documentário. Os primeiros devem ficar prontos em julho deste ano.

Defesa da língua portuguesa
Em março deste ano, durante a I Conferência sobre o Futuro do Português, em Brasília, representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) se comprometeram com a defesa do idioma português e sua promoção como uma língua de uso oficial nos organismos internacionais. Segundo a CPLP, o idioma é falado por mais de 240 milhões de pessoas no mundo e deve ser valorizado como língua e também como traço cultural de uma quantidade crescente de nações. A CPLP é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste

Nenhum comentário: