terça-feira, 8 de junho de 2010

Folia de Reis conquista estudantes de design de moda

Grupo de quarenta acadêmicos participa do projeto de extensão cultural e social. Missão é desenvolver peças de roupa para grupo de Folia de Reis em Vidigal, Paraná.

A Folia de Reis é uma festa tradicional do folclore brasileiro e acontece entre o final do mês de dezembro e Dia de Reis (6 de janeiro). O grupo chamado de Folia ou Terno de Reis é liderado pelo capitão e composto por instrumentistas, cantores, dançarinos, palhaços e variadas figuras folclóricas que seguem em visita às casas buscando presentes para finalidades filantrópicas, além de levar muita música, alegria e cultura.

No Campus Cianorte, da Universidade Paranaense (UNIPAR), o curso de Design de Moda entrou no clima e está em processo de criação e produção de trinta peças de roupas para a companhia “Três Reis Santos” de Vidigal, distrito da cidade. O projeto de extensão cultural e social conta com a colaboração de quarenta alunos de primeiro e segundo anos do curso, além da coordenadora do curso, professora Márcia Ruiz e do professor Marcos Lima.

Segundo a professora, a ideia surgiu após visita ao grupo de folia para conhecer os figurinos que usavam. O objetivo, então, foi desenvolver o projeto e angariar ajuda na confecção de novas peças de roupas para enriquecer as apresentações. “O curso de Design de Moda tem todas as condições de criar e desenvolver um figurino que valorize a apresentação da companhia. Não temos todos os materiais, mas estamos correndo atrás e solicitando patrocínio, pois a união faz a força e as coisas acontecem”, explica a professora.

A criação vêm para enriquecer o trabalho da companhia, acredita. “Para nós foi uma satisfação e orgulho saber que esta equipe de foliões têm se apresentado em várias regiões do Estado e fora dele, conquistado ótimas colocações. Nada mais justo que eles representem a nossa cidade e a nossa região ornados com peças esmeradas. Nós temos condições de transformar este sonho em realidade e vamos fazê-lo”.

O projeto, que ainda está no seu início, já conta com algumas peças saindo do papel e outras entrando na fase de modelagem. O figurino é sofisticado e variado, desde as roupas até acessórios como coroas, chapéus, espadas, cajados, máscaras e bandeira.


Informações sobre o projeto:
Profª Márcia Regina -
marciaregina@unipar.br

Fotos: Arquivo UNIPAR

Nenhum comentário: