quarta-feira, 9 de junho de 2010

Exposição itinerante mostrará patrimônio cultural que liga Brasil e Holanda

Arquitetura Holandesa em Recife/PE
Em 2011 serão comemorados os 100 anos da imigração holandesa no sul do Brasil. Apesar disso, sempre que se discute o patrimônio cultural comum entre Brasil e Holanda, a referência continua sendo o século XVII e o Brasil holandês, particularmente o período de governo do conde Maurício de Nassau. Para ampliar essa referência, o centenário das relações entre Brasil e Holanda, no passado e atualmente, serão mostradas numa exposição itinerante sobre o patrimônio comum entre os dois países nas áreas de museologia, arqueologia, antropologia, historia da arte e cinema.

O projeto é financiado pela Embaixada da Holanda no Brasil, pela Fundação Mondriaan na Holanda e pelo Instituto Brasileiro de Museus. A iniciativa é da Fundação Culturália (Amsterdam) e da Art Unlimited (São Paulo). O projeto também conta com o apoio de museus, arquivos e institutos do patrimônio.

A exposição começa a ser preparada esta semana, na Holanda, com visitas a museus, discussões e consultas a especialistas e imigrantes brasileiros. Depois do período de pesquisa, a equipe organizadora se encontrará, em novembro, em Recife, para definir o programa da exposição, durante a II Conferência Internacional de Patrimônio de Origem Holandesa no Mundo, reunindo representantes do Brasil, Suriname, Gana, Índia, Indonésia, Rússia, África do Sul e Sri Lanka, além da Holanda.


País prioritário

Hoje o Brasil é visto pela Holanda como um dos cinco países prioritários para o intercâmbio cultural. Isso fez com que, nos últimos anos, acontecesse praticamente um ‘renascimento’ das relações culturais com o Brasil. Para quem atua na área, a mudança na política holandesa facilitou muito o trabalho, como conta a museóloga brasileira Paula dos Santos, diretora do programa de mestrado em Museologia da Reinwardt Academy, em Amsterdã.


“Já trabalho nesta área há 16 anos. Desde que eu mudei para a Holanda, há oito anos, sempre quis fazer esta relação entre Brasil e Holanda, não pensando muito na questão do Brasil holandês mas sim pensando na questão da imigração, e mudou muito”, conta Paula dos Santos. “Com esta política, coisas muito concretas estão acontecendo. Estão surgindo várias possibilidades de criar novos campos de inter-relação entre Brasil e Holanda.”




Informações e sugestões: pasadam@gmail.com
O site do projeto está em fase de construção e deve ser lançado em breve.

Nenhum comentário: