sexta-feira, 4 de junho de 2010

Brasil e Cabo Verde firmam convênio cultural

Agência Brasil Brasil e Cabo Verde pretendem fortalecer o laço na área cultural, em especial nas questões relativas a economia da cultura, museus, audiovisual, patrimônio cultural e produção literária. Com este objetivo, um programa de cooperação entre os dois países foi assinado nesta sexta-feira (4), no Palácio do Governo de Cabo Verde, pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e pela ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Cabo Verde, Fernanda Marques.

Tendo em comum a língua portuguesa, Brasil e Cabo Verde pretendem – com a parceria, que será válida por dois anos – reconhecer a importância da matriz africana na formação histórica e cultural dos dois países. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Cultura, o acordo pretende dar voz ao crescente papel da cultura na promoção do desenvolvimento, no fortalecimento da cidadania e na promoção de processos de inclusão social.

Entre as atividades previstas estão o intercâmbio de informações sobre direitos do autor e legislação; envio pela Fundação Cultural Palmares (FCP) de missão a Cabo Verde, integrada por gestores públicos, gestores privados e agentes culturais do setor para ministrar oficinas de capacitação; visita de missão cabo-verdiana ao Brasil para conhecer o processo de preparação do carnaval; intercâmbio de artistas das áreas da música e artes cênicas; e intercâmbio de manifestações culturais populares e tradicionais.
 
Mais informações:
Site da Embaixada de Cabo Verde no Brasil - http://www.embcv.org.br/

Nenhum comentário: